terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tenda PSS1 e PSS2


Escola: Intensico Pré-vestibular UFPB
Série: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio
Ano: 2010
Atividade: Tenda de recepção dos alunos do cursinho na UFPB novembro/2010.
Descrição: firme presença dos docentes e equipe administrativa/pedagógica do cursinho com café da manhã, água e muitas energias positivas para todos os alunos de nosso intensivo.
Comentários: pena que não estivemos em todos os locais de prova. Mas estar com nossos "pupilos"- pelo menos os locados na federal - foi bom demais. Tiramos as últimas - e eventuais - dúvidas e tratamos de acalma-los para que fizessem uma boa prova do PSS1 e 2. Aluno intensivo, esse ano, só vai dar você! Estamos todos torcendo pelo seu sucesso!
Um abraço, Profª Mariana Marques

Aulão ENEM 2010




Escola: Intensivo Pré-vestibular UFPB
Série: 1°, 2° e 3° ano do ensino médio
Ano: 2010
Atividade: Aulão véspera da Prova do ENEM 2010
Descrição: Estávamos todos reunidos no auditório da reitoria da UFPB no dia 31 de outubro deste ano a fim de fazer a memória dos nossos queridos alunos ficar fresquinha para a prova que estava por vir.
Comentário: O dia foi bem cansativo, mas estivemos todos - alunos e equipe docente/pedagógica - firmes e fortes das 7hs da manhã as 18hs a fim de fazer desse aulão o sucesso que foi. Com muita divulgação, almoçoe material gratuito e muito bom humor. Acreditamos no sucesso de vocês pessoal! Boa prova!
Um abraço, Profª Mariana Marques



São João 2010

Escola: Educandário Santa Cecília
Série: 6º ano
Ano: 2010
Atividade: Festa de São João 2010
Descrição: mesmo sob forte chuva estivemos reunidos, ainda em junho, no Clube da Caixa para as comemorações juninas deste ano. A turma do 6º ano, bastante participativa, apresentou uma dança sertaneja, muito aplaudida por sinal. Nesta ocasião toda a escola se reune, desde o ensino básico até o fundamental. Muita comida gostosa, muita criança matuta, sorteio de balaios, bingo e muita quadrilha. Animação total!
Comentários: Assim como as demais professoras e funcionárias estive axiliando nas "barracas" da festa.Nunca vendi tanta pamonha e bolo de minho na minha vida! Foi ótimo, super divertido. Parabens ao pessoal do Santa Cecília pela disposição!
Um abraço, Mariana Marques.

Visita ao museu da ENERGISA


Escola: Educandário Santa Cecília
Séries: 6º, 7º, 8º anos
Ano: 2010
Atividade: Visita ao museu da energisa
Descrição: As turmas (cerca de 35 alunos) chegaram por volta das 8:00 no museu da Energisa. Em grupos, estivemos no museu acompanhados de vários monitores que nos mostraram um pouco de História, Física e Ciências com muita paciência e segurança.
Comentários: O espaço é maravilhoso. Ventilado e bastante arborizado. É possível passar a manhã inteira lá, realizar ainda com as turmas um lanche e até uma atividade relativa a visita feita. Valeu demais a pena levar as turmas. A visita é bastante dinâmica e prende demais a atenção dos alunos. Ótima oportunidade de ver o conhecimento científico aplicado. Se as turmas não tem o costume de sair da escola com frequência, sugiro que seja bem feito o aviso de como esperamos que se comportem em ambientes como esses.
Um abraço, Profº Mariana Marques

Colônia da Férias


Escola: Educandário Santa Cecília
Série: Ensino Básico
Ano: 2010
Atividade: Pintura artística e recreação
Descrição: De segunda a sexta desenrola-se a Colônia de Férias desta instituição sempre nos meses de janeiro e julho fazendo com que muitos dos alunos frequentem a escola inclusive neste período de recesso.
Comentários: Estar com as crianças menores é um exercício muito grande para qualquer professor, inclusive os como eu - que não tem contato com esse público cotidianamente. As crianças são mais impulsivas, menos obedientes, mais arteiras e se conseguem se entediar com facilidade. Estar com elas foi um ótimo exercício de criatividade, paciência, firmeza e planejamento de atividades. Ótima experiência com certeza.
Um abraço, Profª Mariana Marques

Semana da Pátria



Escola: E.E.E. João José da Costa
Série: 6º, 7º, 8º e 9º anos
Ano: 2009
Atividade: Participação das turmas na programação do governo do estado referente a Semana da Pátria no mês de setembro daquele ano. A programação foi muito interessante, contando com representantes de todos os tipos de polícia, com bombeiros, presentantes do exercíto, com a banda marcial e com apresentações artísticas - além de demais escolas.
Comentários: Todos os professores escalados daquela manhã participaram da programação. Porém, ainda assim, achei a atividade um tanto "perigosa" uma vez que eram mais ou menos 80 alunos "soltos" na Praça dos Três Poderes e apenas 4 professores administrando a situação. No mais, ótima experiência. Todos os alunos deveriam passar por ela. O contato com os símbolos da pátria numa semana tão significativa, é muito importante importante na medida em que auxilia a preservação pelo amor e respeito pela história do país no qual se vive.

Dançando Salsa

Escola: E.E.E. João José da Costa
Série: 7º ano A
Ano: 2009
Atividade: Complementar - após estudarmos a colonização da América Espanhola, resolvi propor a turma pesquisas individuais sobre traços marcantes daquela parcela latina da América. Um dos temas apontados e apresentados por um aluno foi o dos ritmos/músicas/danças latinas. Na aula, ele apresentou uma música em ritmo de salsa para exemplificar sua exposição. Aproveitamos o interesse da turma e realizamos a aula prática acima exposta.
Comentários: Os meninos até relutaram um pouco e fizeram muito "doce" até começar a participar de fato, por vergonha. Mas, no fim das contas, a aula foi super agradável, descontraída e gerou interesse inclusive das demais turmas. Ótima para aumentar a integração da turma e a sociabilidade dos alunos.
Um abraço, Profª Mariana Marques

Cultura Afro Brasileira

Escola: E.E.E. João José da Costa
Série: 8º ano
Atividade: Aula expositiva e prática sobre Capoeira
Ano: 2009
Descrição: Os alunos receberam praticantes de capoeira do grupo do mestre "RAPOSÃO" sediados em quem João Pessoa/PB mesmo. Os convidados lhes explicaram como essa arte surgiu e como ela está diretamente ligada a cultura do nosso país. Logo depois, foram introdutoriamente ensinados os "passos" básicos.
Comentário: É preciso que a turma tenha maturidade suficiente para receber uma "aula prática" sem transformar o momento em bagunça sem controle. A aula foi muito válida e foi boa referência para entender os movimentos negros no Brasil império, principalmente no nosso caso, "A revolta dos Malês".
Um abraço, Profª Mariana Marques


Democracia Grega

Escola: E.E.E. João José da Costa
Aluno: Matheus F.
Série: 6º A
Ano: 2009
Descrição: Aula prática sobre a democracia grega. Os alunos se lançaram candidatos a presidente/representantes da sua turma e tiveram que se "promover" exercitando sua
oratória a fim de arrecadar votos.
Fizeram propaganda com pelo menos 2 propostas para sua "gestão";
E distribuíram seu próprio "santinho"
Vencedora: Isabelly A.
Comentários: ótima experiência, principalmente se a turma for colaboradora.
Um abraço a todos,
Profª Mariana Marques