segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Por onde andei?



Oi pessoal, pocha quanto tempo!
Neste intervalo de tempo muita coisa aconteceu...
Passei por todo o ensino Fundamental do Colégio Líder
(na foto ACIMA pode-se ver nossa Aula Campo no Espaço Ciência - sen-sa-ci-o-nal - em PE.
No sexto ano, entre outras coisas, tivemos aula de construção dos "vestígios do nosso tempo"
e de "maculêlê" - quando (re)visamos os grandes reinos africanos.
No sétimo ano, entre outras "aventuras", gravamos um vídeo clip (parodiando o Balão Mágico) sobre as Grandes Navegações - teve banda, dançarinos e Colombo...rs.
Nos oitavos, muitos foram os preparativos para a gravação da paródia sobre a "Revolução Francesa".
E no nono ano, tanto nos Jogos Internos como na Feira de Ciências, nos desdobramos para fazer história com terror e referências à Família Addams.
Infelizmente, por motivos administrativos, a escola precisou ser vendida e muita coisa aconteceu...
De lá pra cá - falando de meus passos na carreira - terminei o mestrado, conheci Portugal 
(dos meus sonhos, e de todo historiador não é?
(Palácio de Queluz - "casa de verão" de Carlota Joaquina e cia)
...além de conseguir a aprovação do doutorado também na UFPB. 
(é... novas jornadas se anunciam...#tenso)
Ano passado, também iniciei novos desafios: dei inicio (simultaneamente a isso tudo) ao curso de Pedagogia e aos serviços no Apoio Pedagógico do Colégio Motiva, também em João Pessoa, neste - para mim novo - nível escolar: o ensino Fundamental 01.
(Fotos dessa experiência abaixo).

 E agora, em 2014, já comecei o ano enfrentando um novo desafio: 
ministrar oficinas nos cursos de capacitação para o Programa ProJovem Urbano: Foi MUITO BOM!
Que bom é poder numa só experiência docente conseguir interdisciplinar meus três saberes base: "história" + "educação" + "arte" e trocar conhecimento com meus colegas de profissão da prefeitura. Aí eu fico como? Só alegria!
(FOTOS EM BREVE) 
Além disso, comecei também nesse ano outros desafios: 
o 1º foi assumir 4 turmas de História no Ensino Fundamental 2 do Colégio Motiva. 
(estou super entusiasmada para começar os trabalhos e conhecer os alunos).
Para tanto, eu e toda a equipe docente em meados de janeiro, estivemos muito envolvidos na Semana Pedagógica - na qual tivemos contato com a equipe de Campina Grande 
(onde localiza-se nossa sede).
(docentes de JP rumo a CG).
Por fim, o maior dos desafios de 2014: 
encarar o início do doutorado em História da Educação com determinação, persistência e fé. 
Não será fácil, ainda há tanto o que preciso aprender... minha jornada docente está só iniciando e esse ano será riquíssimo em experiências, leituras e contato com colegas que muito me farão bem e, 
com certeza, contribuirão para o sucesso da minha carreira.
Os arquivos e documentos me esperam para "a pesquisa da minha vida" 
e eu estou contanto os dias para colocar "a mão na massa"
(foto de um dos armários do arquivo de meu objeto de estudo 
do Doutorado em História da Educação. Beeeeeeeeeeeeeeeeem limpinho, rs - "ossos do ofício").
Bom, vejam quantas perspectivas de trabalho - e muito - animadoras!!!
 Em breve aguardem registros dos passos e caminhos trilhados
 neste novo ano que se inicia aqui no Blog.
Viva a Arte, a História, a Escola e a história escolar de cada um de nós.
Feliz 2014!
Profª Mariana Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário